O sal já é conhecido e usado, desde 4 mil anos antes de Cristo. Naquela época era utilizado não só para salgar os alimentos, mas também conservá-los. O sal que tanto usamos nos churrascos é o sal refinado, mas existem muitos outros tipos de sais e até mais saudáveis e saborosos para serem usados no churrasco. Conheça outros tipos de sais para usar no churrasquinho de domingo.

– Sal líquido: é a dissolução do sal sem aditivos algum com água mineral, pode ser usado em todos os alimentos pois possui o mesmo sabor que o sal refinado comum.

– Sal marinho: por incrível que pareça é raspado manualmente da superfície de lagos de evaporação, por isso o valor um pouco mais alto que o sal comum. Pode ser encontrado grosso, fino, em flocos, e diversas cores, como branco, preto, cinza e até rosa.

– Sal do Himalaia: ele é retirado de fato dos “pés” do Himalaia, possui vários minerais como magnésio, cobre, ferro e até potássio. Tem cor rosada e um sabor bem suave.

– Sal negro: esse sal não é refinado, e tem origens vulcânicas procedentes da índia. Possui enxofre em sua composição, e possui um sabor sulfuroso bem forte.

– Flor de sal: é fabricado utilizando apenas os cristais retirados da camada superficial das salinas. Com sabor intenso e textura crocante, contém mais sódio que o sal refinado.

– Sal do Havaí: é retirado de locais próximos a uma argila havaiana chama “Alaea”, por isso sua coloração bem rosada. É rico em ferro, e possui sabor ferroso, mas de uma bem maneira suave.

Voltar para o blog

Tags: , ,