O escondidinho de carne seca é um prato que dá água na boca de qualquer um! Prato muito popular no Nordeste do Brasil, tem receita simples, um método de preparo fácil e pode ser feito em qualquer estação! Seja no inverno ou verão, o escondidinho agrada aos mais diversos paladares e faz sucesso em diversas ocasiões.

O que chama atenção no escondidinho é a “massa” preparada com purê de mandioca ou de batata e, claro, o recheio com carne seca! Pode ser servido acompanhado de uma boa salada verde, para deixar tudo mais leve.

Escondidinho: qual o melhor corte de carne para o recheio?

A receita  do escondidinho de carne seca, diferentemente de como sugere o nome, requer um corte de carne com um percentual um pouco mais elevado de gordura, o que permite que a carne desmanche mais facilmente (e que fique um pouco mais “molhada” no paladar).

Pensando nisso, recomendamos que você prepare o seu escondidinho de purê de mandioca ou batata com a carne Acem. É o maior e mais macio corte dianteiro do boi e possui um percentual de gordura de, aproximadamente, 3%. Como a receita exige um calor úmido (mistura com outros ingredientes na travessa), o Acem é um corte ideal para ensopados, picadinhos e corte de panela, pois desfia quando preparado e desmancha na boca.

Receita de escondidinho de carne Acem

Agora que você já sabe que o Acem é o melhor corte de carne para preparar um bom escondidinho de carne seca, que tal colocar a mão na massa?Confira algumas dicas de como prepará-lo:

  • Frite o pedaço de Acem na panela de pressão até que fique  douradinho e junte uma pequena quantidade de água.
  • Cubra a carne com água e cozinhe o Acem na panela de pressão por cerca de 30 minutos.
  • Após o cozimento, desfie a carne (o corte macio facilitará esse preparo à você).
  • Refogue os tempeiros escolhidos (como tomate, pimentão, alho ou cebola) até murcharem e acrescente a carne Acem já desfiada.
  • Unte a travessa escolhida com manteiga e cubra a primeira metade da massa com o recheio delicioso de carne Acem!

Depois, você já sabe o que fazer: cubra o recheio na travessa com a camada final do escondidinho e delicie-se!

Veja também: Strogonoff: saiba como inovar o prato!

Venha fazer parte deste clube no Facebook!

Voltar para o blog

Tags: , , ,