Conheça a história do churrasco, nossa preferência nacional.

Você sabe como surgiu o churrasco?

A palavra churrasco é tida por especialistas como proveniente da palavra basca “Sukarra”: su (fogo) e karra (chama). Essa palavra é mais antiga do que os povos românicos e sofreu várias mudanças até chegar ao nosso conhecido churrasco.

Diz-se que, no Brasil, o churrasco surgiu na época dos tropeiros, no século XVII. Os tropeiros eram viajantes que iam para o sul do Brasil para o comércio de diversos produtos. 

O gado era usado inicialmente para o transporte, mas com o tempo percebeu-se que poderiam ser uma fonte fácil e rápida de alimento, sendo necessário apenas o corte do animal e a preparação do fogo. 

Dessa forma surge o churrasco, um alimento ambulante que estaria sempre fresco e era temperado com o sal grosso – alimento que fazia parte da dieta do próprio animal.

Com o tempo essa prática tornou-se muito comum e assim popularizou-se o churrasco entre os tropeiros gaúchos.

Os mais conservadores afirmam que churrasco de verdade é só aquele feito com carne bovina e sal grosso.

Porém, com a popularização dessa deliciosa forma de preparo, outros cortes e ingredientes também foram adicionados, como aves, suínos, peixes, frutos do mar e até legumes.

Já o rodízio de carnes, a forma mais popular de restaurantes especializados em carnes, surgiu em meados dos anos 60 no Rio Grande do Sul. 

Conta a história que, certo dia, a churrascaria de Albino Ongaratto estava muito movimentada, e um garçom pouco experiente trocou vários pedidos e causou muita insatisfação nos clientes. 

Para contornar a situação, Ongaratto estipulou que todos poderiam apreciar todos os cortes, pagando um preço único. A inovação caiu no gosto de todos e hoje em dia não há quem resista a um belo espeto corrido.

O CLUBE DA CARNE NA SUA CASA!

O Clube da Carne na sua Casa é um jeito muito especial de realizar a sua festa. Ideal para residências, clubes, chácaras e salões de festa. Transforme o churrasco dos seus sonhos em realidade com o Clube da Carne!

Agende aqui: http://www.clubedacarne.com/nasuacasa.html

 

Voltar para o blog